5 METAS PARA TORNAR SUA EMPRESA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL

5 Metas para Tornar sua Empresa Socialmente Responsável

28 de setembro de 2017

A era das empresas com responsabilidade social chegou para ficar. Mais do que nunca, as empresas mais bem sucedidas, respeitadas e, por que não, “desejáveis” existem para fazer muito mais do que ganhar dinheiro: existem para usar o poder dos negócios para resolver problemas sociais e ambientais. O estado da arte: aliar o “fazer o BEM” com “GANHAR dinheiro”.

Empresas socialmente responsáveis não só trabalham com um modelo de negócio sustentável, como também melhoram todas as áreas: o marketing, recrutamento de pessoal, satisfação dos funcionários, fidelização de clientes, percepção de marca e parcerias, ou seja, tudo fica melhor!

Mas quais são os 5 principais motivos para ter (ou trabalhar para) um negócio socialmente responsável?

1. Todo colaborador quer que sua empresa seja socialmente responsável

Pensando em cinco anos atrás, o mercado considerava bom se uma empresa simplesmente não prejudicasse o meio ambiente. Hoje em dia existe uma preocupação social, os funcionários e o mercado pedem que a empresa faça mais do que simplesmente não ser ruim. Eles também precisam fazer o BEM.

2. Os consumidores esperam melhores práticas de negócios (e pagarão por isso)

Há algum tempo um estudo foi publicado mostrando que o consumidor médio levará mais tempo para analisar e decidir pela compra de um produto que apoia uma causa. Desde então, mais alguns dados foram divulgados, apoiando o fato de que os consumidores ajustarão seu comportamento de compra às empresas socialmente responsáveis.

3. Gera sustentabilidade

Além de ajudar as empresas a se diferenciar em um mercado saturado, a responsabilidade social também inspira a inovação nas corporações, desenvolvendo uma “imunidade” e promovendo a sustentabilidade do negócio em longo prazo.

4. O capitalismo está evoluindo e a sociedade também

Os investidores estão se afastando de empresas que não atuam responsavelmente. “Veremos o surgimento de um quarto setor da economia, separado de governos, organizações sem fins lucrativos e com fins lucrativos. A ascensão desse setor vai fortalecer o futuro do capitalismo consciente.”
Quanto mais cedo as empresas mudarem para serem socialmente responsáveis, mais bem sucedidas serão no futuro.

5. É moralmente imperativo

Michael E. Porter e Mark R. Kramer, fundadores do processo de Valor Compartilhado, escreveram na Harvard Business Review:
“Quando um negócio bem gerido aplica seus recursos, experiência e gestão em problemas sociais que são foco do seu setor de negócio, a possibilidade de ter um maior impacto no bem social é muito maior do que qualquer outra instituição ou organização filantrópica”.

As empresas socialmente responsáveis estão se tornando cada vez mais populares e benéficas tanto para o mercado, sociedade quanto para si mesmas. Independentemente de ser um negócio novo ou já existente, seu sucesso futuro estará cada vez mais ligado à capacidade de fazer o bem através de si mesmo!

Contribuição: Cristiane Ribas – Consultora Estratégica de RH De Bernt Entschev Human Capital